Vestidos de formatura: dicas para escolher e modelos para inspirar

A formatura é considerada um dos momentos mais especiais na vida de muita gente, e não é à toa: após anos de dedicação aos estudos, nada mais justo que encerrar este ciclo ao lado dos colegas e em uma cerimônia digna de todo o percurso necessário para chegar até essa realização.

Tanto por isso, é absolutamente comum que as formandas fiquem ansiosas para a festa e tenham mil preocupações na cabeça, com medo de que alguma coisa não saia como planejado. Uma das maiores inquietações, claro, diz respeito à roupa que se vai usar no dia.

Qual o vestido mais adequado? Qual o comprimento apropriado? O que os convidados devem usar? São alguns dos questionamentos mais comuns e que acabam atormentando a grande maioria das formandas.

As tendências e a enorme variedade de estilos e modelos disponíveis no mercado hoje em dia são os grandes responsáveis por gerar grande parte dessas dúvidas. Por isso, conhecer melhor cada uma das opções e as possibilidades de combinações de cada uma é um bom ponto de partida para a escolha do vestido perfeito para uma festa de formatura.

 

Vestidos clássicos

 

Os modelos de vestidos mais tradicionais para formaturas são os mais sofisticados, preferencialmente longos, “lisos com drapeados, faixas ou broches de cristal”, exemplifica a consultora de imagem Fê Bastos.

Em combinação com trajes mais sofisticados, o ideal é escolher bolsas pequenas com alça de corrente ou clutches, “feitas de tecidos nobres (cetim, veludo alemão, tapeçaria), bordadas, enfeitadas com contas ou miçangas”, indica a especialista. O cuidado deve ser para harmonizar a peça com o restante da produção.

 

 

 

 

Vestidos bordados

 

 “Para as formandas, normalmente são indicados modelos com bordado de miçangas, canutilhos ou mesmo paetês”, diz a profissional. A preferência por peças mais elaboradas, feitas em tecidos nobres e com mais detalhes, vem da necessidade de criar uma distinção entre formandas e convidadas, que geralmente optam por vestidos curtos ou longuete.

 

 

Vestidos com transparências
 

 

Os vestidos com transparências costumam conferir um ar de ousadia e sensualidade à produção. Modelos com esses detalhes podem ser usados tanto por formandas quanto por convidadas, mas é preciso ter cuidado para que o estilo combine tanto com a personalidade da mulher quanto com os acessórios escolhidos, que, conforme explica Fê Bastos, “devem ser brilhantes, de metal, com pedras, brilhos e cristais”.

 

 

 

Vestidos curtos
 

 

É comum que o comprimento dos vestidos seja definido pela comissão de formatura, de modo que um padrão seja criado para as fotografias da festa, mas se esse não for o caso, a formanda pode optar por um modelo longuete, “desde que seja bem sofisticado”, especifica Fê.

Os vestidos mais curtos, porém, ainda ficam restritos às convidadas, que têm um compromisso menor com a elegância do evento.

 

 

 

Vestidos tomara-que-caia
 

 

Em alguns casos, os vestidos tomara-que-caia podem dar maior delicadeza às produções, na mesma medida em que podem tornar a produção mais sensual, como acontece com os modelos com transparências. Por isso, é preciso ter cuidado para escolher aquele que esteja mais adequado à personalidade e ao objetivo do look.

Para peças desse modelo, o principal cuidado é para que o vestido esteja bem ajustado ao corpo: nem justo demais, nem largo demais. Qualquer equívoco com as medidas pode acarretar em desconforto ou até mesmo causar algum acidente. Essa precaução é necessária tanto para formandas quanto para convidadas!

 

 

 

Vestidos de manga longa
 

 

 

Os vestidos que trazem detalhes bem trabalhados na manga longa são uma boa maneira de sair um pouco do padrão e agregar mais estilo à personalidade. Para dias frios, no entanto, esse modelo não é a única solução: “use meias finas com sapatos fechados, echarpes, pashminas, cardigans ou mesmo casacos para se esquentar”, recomenda a consultora.

Para fugir do frio só não vale apostar em jaquetas esportivas. “As convidadas podem inclusive usar pantalonas combinadas com blusas de tecidos mais refinados e leves, lustrosos ou brilhantes”, acrescenta Fê.

 

 

Vestidos estampados
 

 

 

Apesar da moda estar cada vez mais versátil e de ser possível encontrar cada vez mais peças em modelos, tecidos e estilos diferentes, ainda é preciso ter cuidado com algumas situações específicas. Segundo a consultora de imagem, “os vestidos estampados, mesmo os longos, são mais informais e devem ser evitados nas formaturas”, especialmente nas mais elegantes.

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Please reload

Siga nosso instagram

Rua Marechal Deodoro, 79, sala 1.014,
Ed. Banespa - Petrópolis - RJ
24 3065•3407  |  99839•2214  |  99827•2214
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
CURTA NOSSA PÁGINA