COMO E QUANDO FORMAR A COMISSÃO DE FORMATURA?

Publicado em

Você passou no vestibular e entrou no sonhado curso de graduação? Esse é um grande passo, que vai requerer muito estudo e disciplina para que o objetivo seja alcançado o quanto antes. Contudo, nem só de livros e artigos acadêmicos é feita a graduação. Há outro ponto importante que os alunos devem ficar atentos: a comissão de formatura. A sua turma já tem uma?
Se ainda não providenciaram, é bom pensar nisso. Afinal, são muitos detalhes a serem vistos, como a cerimônia da colação de grau, o culto ecumênico e o baile de gala.

O que é comissão de formatura?

Comissão de formatura é um grupo de alunos da turma que vai se formar, que se reúne e fica responsável pela organização dos eventos que envolvem a colação de grau. No geral, sempre há estudantes que se candidatam para esse tipo de atividade.
Esse grupo vai encabeçar desde as ações para a arrecadação de dinheiro, até a contratação de decoradores para o dia da formatura. O ideal é que a comissão de formatura tenha entre 5 e 7 pessoas.
Como o evento envolve um valor muito alto, o ideal é que a comissão seja formada até o final do primeiro ano da graduação. Isso dará tempo para que a arrecadação seja feita aos poucos, sem que os estudantes precisem desembolsar, de uma só vez, um valor muito alto.

Funções dentro da comissão de formatura

Para fazer parte de uma comissão de formatura, a pessoa deve ser proativa, organizada, comprometida e determinada. Assim, cada uma delas deve desempenhar a função com a qual mais se identificar. Conheça as funções da comissão de formatura:

Presidente

É quem coordena as ações da comissão e fica responsável por entrar em contato com o cerimonial, marcar reuniões com a turma e liderar as discussões. É preciso que essa pessoa seja determinada e tenha facilidade de se comunicar, já que terá que lidar tanto com a turma, quanto com as pessoas contratadas.

Vice-Presidente

É quem vai ajudar o presidente com as ações e responderá por elas, caso o presidente da comissão de formatura não possa estar presente. Dessa forma, é preciso que o estudante também possua o perfil de liderança e seja proativo.

Tesoureiros

É preciso que seja uma pessoa organizada e extremamente responsável, já que cuidará de todo o dinheiro arrecadado, bem como da arrecadação das mensalidades. Assim, essa pessoa ficará responsável por:

  • Toda a parte financeira da formatura
  • Cobrança de mensalidades;
  • Organização do dinheiro de eventos;
  • Promoções;
  • Prestação de contas aos alunos e presidentes.

Por isso, é preciso escolher uma pessoa íntegra e honesta, para que possa organizar e comandar toda a parte financeira da comissão de formatura.

Secretário

Vai ajudar a organizar as reuniões, solicitar orçamento, realizar atas das reuniões com a turma de graduandos, entre outros. Esse posto exige organização e disciplina.

Coordenadores de eventos

É comum que o grupo faça eventos para que consiga arrecadar fundos. Os coordenadores de evento da comissão de formatura preparam as atividades como:

  • Calouradas;
  • Festas;
  • Festivais;
  • Venda de rifas, entre outros.

É preciso que o graduando seja proativo, organizado e se identifique com a organização de eventos.
Gostou das dicas? Veja mais informações interessantes navegando em nosso blog.

Solicite um link e vamos fazer sua primeira reunião virtual!

 

+